[Logo] Mentawai Forum - Mentawai Web Framework
  [Search] Search   [Recent Topics] Recent Topics   [Members]  Member Listing   [Groups] Back to home page 
[Register] Register / 
[Login] Login 

Forum Read-Only! Check the new site and forum here!

plugin do Mentawai para o Eclipse, opine!  XML
Forum Index -> Comentários Gerais
Author Message
boaglio

[Avatar]

Essa idéia não é nova, para quem não sabe na área de projetos não-oficiais existe um plugin que eu fiz para o Eclipse que não faz muita coisa, apenas auxilia a criação de novos projetos.

Precisamos aqui reunir esforços para duas coisas:

o que um plugin do Mentawai deve fazer?

Vejam que o Bruno Braga já faz um bom trabalho com o J2EE Spider, o que vocês precisam que o plugin dele não faz?

quem está disposto a contribuir no desenvolvimento do plugin?

A API do Eclipse não é nada trivial, infelizmente

http://www.boaglio.com
[WWW]
ffrizzo

[Avatar]

Eu Axo o J2ee Spider bem Produtivo e facil de trabalhar..

Só que na verdade quando selecionado o mentawai ele não usa só o menta usa outras coisas.. Como Struts-menu etc.. É bacana mas ele podia usar mais coisas do menta como os Templates os Filtros e outras Coisas..

Eu até tenho vontande em colaborar com o projeto mas to sem Tempo

E não sei se alguém ai ja viu o plugin do VRaptor

http://www.vraptor.org/pt/eclipse.html

Eu não entendi muito bem o que ele faz porque nunca usei.. Mas se for algo interessante seria bacana fazer algo semelhante para o Menta ..

Espero não ter falado besteira

Fabiano Frizzo

Conheça o Projeto ACBr - Automação Comercial Brasil
Conheça o Projeto JACBr - Java Automação Comercial Brasil
Lobo

[Avatar]

Não acho que você tenha falado besteira ffrizzo, eu por exemplo estou de mãos atadas porque não faço a mínima idéia (pelo menos por enquanto) de como performar em cima de um plugin do Eclipse.

Atenciosamente,
Hélio Frota

Helio Frota
10+ Java Programmer
heliofrota.com

Member
Mentawai Developer
Stanley Alves

tambem não faço a menor idéia... mas seria legal ter algo para ajudar a criar as coisas...

mais não vejo muita dificuldade em criar nada... tipo é só extender as classes certas e voa-lá ta feitim...

qual seria as ideias do plugin... facilitar em que ?

flw...
boaglio

[Avatar]

Bom, vocês que pediram o plugin... se não tem necessidade dele existir então não vejo o porquê de continuar essa idéia.

Pra quem se interessar em criar plugin:

Your First Plug-in
http://www.eclipse.org/articles/Article-Your%20First%20Plug-in/YourFirstPlugin.html

ffrizzo wrote:
Eu não entendi muito bem o que ele faz porque nunca usei.. Mas se for algo interessante seria bacana fazer algo semelhante para o Menta ..  

Você então sugere que outra pessoa faça (já que disse que você não tem tempo) uma coisa que não viu, entendeu ou usou ???

[WWW]
jocenildo

[Avatar]

Olá,

Eu trabalho com JBuilder e o forte dele são assistentes para tudo, podemos pensar em algo nesse estilo...

Acho que wizards para as coisas básicas como actions e configurações básicas seria o prioritário.

Configurações básicas eu falo coisas como:
- Um esquema tipo classloader para carregar o ApplicationManager e montar uma interface gráfica informando quais configurações foram adicionadas e permitir a edição dessa configuração
- Uso de Hibernate (clicou e configurou tudo)
- IoC (wizard mostrar o filesystem e ao selecionar as classes ele já configura) e informando se é global ou não.
- Gerador de CRUD básico (jsp, action, validador, interface DAO e sua implementação) baseado na estrutura de uma classe (por exemplo que está anotada com hibernate)
- Criação de validadores com base em um VO (já trazendo a lista de validadores com os devidos parâmetros e os campos da classe em questão)
- Com a biblioteca gráfica, podemos criar como em alguns plugins para struts/jsf que tem no eclipse/jbuilder em que se cria a jsp/action e usando um linha cria o workflow e automaticamente as configurações são alteradas (se vocês já viram o editor gráfico para EJB e JPA do JBuilder vão entender o que estou falando)

Eu tenho muitas idéias pra esse tipo de coisa, o problema é tempo pra fazer...

Se o projeto fosse todo baseado em anotações esse plugin seria muito mais fácil de se criar, mas ainda não temos isso...

Depois mando mais coisas.

Um abraço

Jocenildo Paraizo
[MSN]
boaglio

[Avatar]

jocenildo wrote:

Eu tenho muitas idéias pra esse tipo de coisa, o problema é tempo pra fazer...

Você não trabalha com o Rubem?

Pede pra ele fazer, já que ele não faz nada o dia inteiro mesmo!

[WWW]
IceW0lf

[Avatar]

Acho que a criação de pluggins voltados para o mentawai só tem a acrescentar, muitos não utilizam, até me incluo nisso, mas... acredito que é bastante importante para o mentawai oferecer se possível essas facilidades.

As colocações do jocenildo são muito interessantes.

Eu vou ler o my first pluggin pra ver se consigo colaborar em alguma coisa.

Leiber Wallace
Voixy ::: Soluções em Telecomunicações
jocenildo

[Avatar]

boaglio wrote:

Você não trabalha com o Rubem?
Pede pra ele fazer, já que ele não faz nada o dia inteiro mesmo!  

Boa!!
Vou colocar ele pra trabalhar!

hehehe

Jocenildo Paraizo
[MSN]
ffrizzo

[Avatar]

boaglio wrote:
Bom, vocês que pediram o plugin... se não tem necessidade dele existir então não vejo o porquê de continuar essa idéia.

Pra quem se interessar em criar plugin:

Your First Plug-in
http://www.eclipse.org/articles/Article-Your%20First%20Plug-in/YourFirstPlugin.html

ffrizzo wrote:

Você então sugere que outra pessoa faça (já que disse que você não tem tempo) uma coisa que não viu, entendeu ou usou ??? 

Eu não sugeri que outra pessoa fizesse. Mas deixei a idéia ai para alguém que ja tenha usado explicar o que ele faz..

Mas pelo o que vi algumas pessoas entenderam de maneira errada..

Peso desculpas se não me expressei bem...

Fabiano Frizzo

Conheça o Projeto ACBr - Automação Comercial Brasil
Conheça o Projeto JACBr - Java Automação Comercial Brasil
ricardojlrufino

[Avatar]

Acredito que esse tipo de plugin é uma ideia legal, apesar de que o menta ser bem simples, um plugin que auxiliasse na criação de coisas bassicas assim como jocenildo falou

Esse plugin poderia dar uma vissão mais forte do que o menta é capaz de fazer...
Tipo, se tivesse uma forma gráfica de se configurar o Application Manager, imagine vc ir selecionando as Antions que você, e dois ir confgurando, adicionando os filtros as consequencias.

Ou colocar isso já num Winzard para se criar as Actions.
Esquema pra se criar CRUDs.

Procurar um modo de aumentar a produtividade e agilidade no desenvolvimento...

A maioria do Pessoal ( inclusive com quem estudo ) as vesses reclama disso no java, de que tudo é codigo e mais codigo... que Delphi e isso e aquilo...

Bora calar a boca desse pessoal ? heheheheh

Fiquei até interressado em Ajudar, foda é o tempo.. trabalho, faço faculdade.... fica dificil..

Ricardo JL Rufino <ricardo.jl.rufino@gmail.com> < UNYK > :: Q4Soft :: Teresina - PI
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância" - Sócrates
"Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas" - Voltaire

Mentawai Developer

[WWW] [MSN]
IceW0lf

[Avatar]

Esse negocio de PUXA, ARRASTA, COLA....

Eu sinceramente nunca gostei disso. Eu gosto de ver meu dedo no negócio.

Agora se eles querem ferramentas que geram sistemas em java, afffffffffffff isso já existe a muito tempo de diversas formas como por exemplo o exemplo o E-GEN (http://www.egen.com.br/).

O E-gen gera todo a codificação de um sistema sistema e é um projeto brasileiro!!!!! Eu conheci o e-gen a uns 5 ou 6 anos sei lá.... tu gera toda uma aplicação apenas mapeando base de dados e cria telas e relatórios "apenas" com cliques, para quem não deseja se aprofundar em conhecimento técnico e teórico em desenvolvimento é uma maravilha.

eu gosto é de:

CODE CODE CODE E MUITA LETRINHA COLORIDA NA MINHA FRENTE

Leiber Wallace
Voixy ::: Soluções em Telecomunicações
ricardojlrufino

[Avatar]

IceW0lf wrote:
CODE CODE CODE E MUITA LETRINHA COLORIDA NA MINHA FRENT 

Hum... mas aposto que você usa tambem muito COPY->PASTE ... COPY->PASTE ... COPY->PASTE .. altera...
Toda tarefa repetida pode ser simplificada, duvido que quando você está criando seus Beans você tambem crie ná mão os getters e setters...

É isso que deve ser evitado no desenvolvimento... isso que o plugin poderia fazer por agente.
Mas concordo com vc, em alguns pontos só agente deve ter o controle..

Ricardo JL Rufino <ricardo.jl.rufino@gmail.com> < UNYK > :: Q4Soft :: Teresina - PI
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância" - Sócrates
"Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas" - Voltaire

Mentawai Developer

[WWW] [MSN]

Forum Index -> Comentários Gerais
Go to: