| Author |
Message |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 10:24:52
|
ronildobraga
|
Particularmente eu acho o mentwai muito bom e agradeço por vocês terem criado. Mas gostaria de saber... ja que agora existe uma especificação da JCP para criar webFrameworks... vcs vao seguir alguma coisa da especificacao da JCP ? Ou ja seguiram alguma especificacao ?
Muito Obrigado.
Ronildo Braga.
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 10:34:46
|
saoj
|
Seguimos o bom-senso e a estratégia de buscar a simplicidade sempre.
Se é poderoso, bonito, completo, mas o usuário não entende ou não fica confortável para usar, então não serve.
Passa o link pra gente desse JCP...
|
Sergio Oliveira
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 10:39:16
|
ronildobraga
|
http://www.jcp.org/en/jsr/detail?id=252
é o JSR 252
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 11:01:53
|
saoj
|
Isso não é Java Server Faces ?
|
Sergio Oliveira
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 12:00:14
|
ronildobraga
|
Perdão minha ignorancia... tb achei estranho.
Acreditava que a JCP teria feito uma JSR de como fazer webFramework, mas o que achei foi uma JSR de como foi feita o JSF.
Não sei se no final das contas é a mesma coisa... mas acredito que sim
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 12:02:53
|
saoj
|
Não é a mesma coisa não...
JSF, como acho que vc viu, é uma macarronada de XML. Eu particularmente não gosto...
|
Sergio Oliveira
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 13:37:26
|
ronildobraga
|
Tb nao gosto muito do montante de xml que o JSF possui.
Mas enfim... a JSR 252 é sim uma especificacao de como se fazer uma web-framework... porem ela tem um nome... que infelismente possui o nome de JSF.
Eu postei esse topico, pois existe um padrao escrito pela JCP de como fazer web-framework. Talvez exista algumas coisas uteis que possam ser usadas no mentawai e tornar esta framework mais aceita no mercado.
Certa vez... no guj... conversamos sobre um assunto parecido... mas relacionado a patterns que o mentawai usa, deveria ou poderia vir a usar. Uma pena ter se apagado
Mas acho que uma framework com esses conceitos so poderia beneficiar.
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 13:54:34
|
saoj
|
Ronildo,
Eu li uma vez no GUJ que vc experimentou vários frameworks.
Logo seu feedback é de grande valida para nós.
Sinceramente vc poderia nos dizer:
1) Qual framework que vc está usando ?
2) Quais são os pontos fortes e fracos do Mentawai em relação aos outros frameworks na sua opinião ?
3) O que vc faria para melhorar o Mentawai ainda mais ?
Valeu!
|
Sergio Oliveira
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 14:51:01
|
ronildobraga
|
1) Eu estou entre o mentawai e o JSF, mas ainda falta muito o que analizar. Gosto do mentawai pelo fato de ser pratico... resolve muitos problemas no meu dia a dia... e não tive muitas complicacoes com a framework ainda.
Mas achei estranho vcs nao terem seguido alguma especificacao ou implementado patterns no fonte. Para o usuario final nao tem importancia... mas para o crescimento da framework acho isso complicado.
Ainda olho com bons olhos para o JSF pelo fato de seguir uma especificacao da JCP... nao olhei os fontes e duvido que consigo fazer alguma critica sobre isso a curto prazo.
2) pulo... Pois ainda nao tenho conhecimento pra fazer um julgamento justo... conheco o mentawai... mas conheco pouco do webWork e quase nada do springFramework. so poderia comparar com o struts e com o JSF
3)
3.1- Integrar mais tagLibs... certo que existe algumas muito util... mas falta quando preciso criar uma estetica melhor, segue exemplos do JSF: http://www.irian.at/myfaces/home.jsf
3.2- Suporte a ajax, muita coisa fazia sem ajuda... mas comecei a usar o dwr. Vi que vcs integram suporte a ajax nas ultimas release, mas nao achei documentacao.
3.3- Seguir uma especificacao... e porque naum a 252 !? O MyFacces, o ADFaces e o IceFaces ja seguem, e o que tudo indica, parece que o webwork vai se juntar ao struts e vai fazer uma framework baseada tb na especificacao JSF
Eu, poderia ajudar integrando ajax... trabalho com isso faz 2 anos... antes de virar modismo.
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 15:15:30
|
saoj
|
Ronildo,
Concordo com tudo que vc falou, menos com essa sua preocupação de seguir alguma especificação.
O que vc prefere ? Um programador certificado em Java 1.5 todo enrolado que demora 3 meses para entregar os projetos que vc pede pra ele.
ou
Um programador que nem faculdade tem mais que é safo o suficiente para se virar e te entregar os projetos rapidamente e com qualidade ???
Não é porque é especificação que é bom. Isso é um erro muito comum. Vide EJB por exemplo.
Eu acho que a experiência prática com websites grandes e complexos vale mais que qualquer teoria ou especificação.
Eu sou 90% prático e 10% teórico.
Tem muita gente que é exatamente o oposto: 90% teórico e 10% prático.
Acho que a galera mais prática geralmente se dá melhor no mercado de trabalho. E a galera teórica vira professor de universidade.
|
Sergio Oliveira
|
|
|
 |
![[Post New]](/templates/default/images/icon_minipost_new.gif) 05/04/2006 15:46:26
|
ronildobraga
|
É uma teoria... acredito que em alguns casos até funcione. Mas eu sou totalmente ao contrario
Rapidamente e com qualidade é algo muito dificil de se conseguir.
Na outra empresa nos mantinhamos um ERP... desenvolvidos pela propria empresa... e saiu muita coisa errada sem a especificacao.
Imagina o que seria do mentawai caso vcs percam um dos mantenedores.
A especificação não so ajuda a nos... em como desenvolver o projeto... mas tb ajuda a outros programadores... em como fazer dessa framework um framework melhor ainda.
Talvez nao seja necessario seguir a risca a JSR 252, mas quem sabe algumas coisas. Talvez a propia JSR 252 tenha suas falhas, ou quem sabe vc consiga montar a sua propria JSR, seguindo a mesma filosofia do mentawai:
Seguimos o bom-senso e a estratégia de buscar a simplicidade sempre
Eu mesmo estou tentando me tornar membro !
|
|
|
 |
|
|