[Logo] Mentawai Forum - Mentawai Web Framework
  [Search] Search   [Recent Topics] Recent Topics   [Members]  Member Listing   [Groups] Back to home page 
[Register] Register / 
[Login] Login 

Forum Read-Only! Check the new site and forum here!

desenvolvimento rápido!  XML
Forum Index -> Comentários Gerais
Author Message
boaglio

[Avatar]

O seu chefe dá um tapinha na suas costas nessa sexta-feira e diz:

então fulano,esse sisteminha aqui de cadastro de 2 telas , busca e relatório precisa ficar pronto até segunda-feira, ok? Depois eu vou precisar de mais umas 30 telas na mesma aplicação, mas isso eu te passo na terça. Bom final de semana!

Aí eu pergunto para vcs:

Que tecnologia/arquitetura vocês usariam para desenvolver da maneira mais rápida com Mentawai ?

http://www.boaglio.com
[WWW]
analista_s

Olá. Amigo...

dizem que com o hibernate e myeclise/easyeclipse é bem mais rápido, por dois fatores:

1. usar a ide para mapear as classes (mais rápido).
2. hibernate faz tudo para vc... e é multiplataforma.

Mas eu ainda não achei na net nada sobre o assunto...

Existe um artigo de um colega nosso que usa: NetBeans, Hibernate, PostgreSQL e Mentawai, se não me engano, mas até hoje não consegui baixar os fontes...

Que o Mentawai é mais produtivo já percebe-se de cara... mas é difícil saber a arquitetura certa....
boaglio

[Avatar]

analista_s wrote:

Que o Mentawai é mais produtivo já percebe-se de cara... mas é difícil saber a arquitetura certa....

Bom, isso é de cada um, por isso eu pedi a opinião de vcs

[WWW]
leandrosilvaferreira

Bom, nada de ser xiita nem nada, sou desenvolvedor java, adoro java, e é o java que paga minhas contas, mas... todo mundo sabe que PRODUTIVIDADE não é um dos pontos fortes do java.

Prefiro eclipse, myeclipse já é melhor que eclipse, mas em termos de PRODUTIVIDADE X JAVA, NetBeans e JDeveloper realmente são um diferencial.

Pela minha experiencia, (SERVLETS, STRUTS, SPRING, MENTAWAI, JSF), ficaria com MENTAWAI e claro HIBERNATE (o qual uso inclusive para criar as tabelas no banco, com triggers, sequences e tudo mais, a partir das minhas classes Entity).

Mas o NetBeans está me surpreendendo ultimamente, e está fazendo com que me AVENTURE a desenvolver alguma coisa com ele.

Ele já vem com wizards prontos pra utilização de JSF com JPA que são incríveis, inclusive gerando as telas JSF, controllers e tudo mais, automaticamente a partir das classes Entity, semelhante ao scaffold do Rails.

Vide esse artigo : http://www.renanmartins.com/blog/?p=23

JSF também nos permite uma maior riquesa no design, mas o mentawai ganha quando comparamos as facilidades de IOC, DI, Controle de Autorização, Autenticação, Envio de Email, Configuração programática, Ajax, Validação, e tudo mais.

Bom, depois de analisarmos tudo isso, o fato é o seguinte, não custa nada a IDE ser produtiva, e nos poupar várias horas de codificação gerando configurações, fazendo engenharia reversa do banco para classes, ou gerando o banco a partir das classes, configurando controllers, validações, etc, e deixar ao programador a preocupação com o DOMÍNIO DE NEGÓCIO em si.

[]s;

Leandro Ferreira
[MSN]
boaglio

[Avatar]

Legal Leandro, o problema que eu vejo no JSF é que qualquer coisa que ele não faça é muito complicado de fazer, é tanto parâmetro de AJAX e tantas implementações juntas ( Richfaces, Icefaces , MyFaces etc.) que acaba complicando algo que era simples.

Eu acho que a tendência do mercado é JSF mesmo, mas a coisa precisa melhorar muito.

Quanto ao Netbeans, o mesmo vale para customização, experimenta colocar um projeto do Netbeans no Eclipse... é sofrer muito para colocar a coisa para funcionar!

[WWW]

Forum Index -> Comentários Gerais
Go to: