[Logo] Mentawai Forum - Mentawai Web Framework
  [Search] Search   [Recent Topics] Recent Topics   [Members]  Member Listing   [Groups] Back to home page 
[Register] Register / 
[Login] Login 
Aplicação de demonstração  XML
Forum Index -> Comentários Gerais Go to Page: 1, 2 Next 
Author Message
allisson

Olá a todos.

Sou novo na programação em java para web, depois de desistir de usar outros n frameworks finalmente encontrei no mentawai algo realmente factível de usar.

Fico pensando se não seria interessante publicar um artigo com um passo a passo de como fazer um pequeno sistema com o mentawai, eu sei que existe o mybooks como aplicação de demonstração, mas um artigo para ser seguido minuciosamente seria bem mais aceito pela comunidade (e mais aceito para usuários noob como eu).

Algo como um PetStore da vida

Enfim, fica aí a proposta.
saoj

Basicamente teríamos que escrever um artigo explicando como fazer DAO + IoC.

O seu conhecimento de programação pra WEB é zero ???

Vc precisa entender com um formulário web funciona, pelo menos. Se bem que isso vc aprende em 10 minutos.

Depois é só ir submetendo essas coisas para o Menta e ir construindo a sua aplicação web.

(Bem simplista essa definição, mas é por aí)

Sergio Oliveira

allisson

Conhecimento do básico eu tenho sim, programei algumas coisas em php e também estou me interessando por ruby on rails e django (python).

O problema basicamente é que em java é um mundo novo pra mim, mas vou seguir seu conselho e começar a estudar DAO + IoC e meter a mão na massa
kuchma

Uma coisa que pode ajudar na falta de um artigo passo-a-passo eh voce fazer seu proprio passo-a-passo: coloque a aplicacao exemplo no Eclipse, marque alguns breakpoints, va navegando e acompanhe o que o codigo vai fazendo.

Claro, isso nao substitui a necessidade de documentacao.

Marcio Kuchma
kuchma

allisson wrote:
O problema basicamente é que em java é um mundo novo pra mim, mas vou seguir seu conselho e começar a estudar DAO + IoC e meter a mão na massa  

Se voce esta comecando em Java tente fixar bem os conceitos basicos (as enormes diferencas entre Java e PHP as vezes dificultam no comeco ) antes de partir pra coisas mais complexas como programacao Web. Senao sua experiencia pode ser frustrante.

Marcio Kuchma
allisson

O básico do java eu já tenho fixado, realmente não se sai do canto sem o mínimo de conhecimento, me interessei pelo menta porque é o único framework que eu vi em java que não precisa passar muito tempo estudando como se funciona
saoj

Sim. Dá uma olhada no mybooks e veja como ele faz o acesso a banco de dados. É o jetio mais fácil de entender DAO + IOC.

O problema é que como sua experiência será limitada no começo, o melhor que vc tem a fazer é ver como os outros fazem e tirar suas conclusões.

Sergio Oliveira

Lobo

[Avatar]

Acho que não precisa sacar de todos os patterns isso ou aquilo outro, tudo de uma vez só pra usar o mentawai não cara.

Se eu tenho um cadastro e nome e e-mail eu não preciso usar toda a filosofia do planeta pra fazer não cara, so preciso de 1 jsp 1 action colocar essa action no ApplicationManager, crio uma classe com atributo nome e email, construtor, gets e sets, uma classe pra manipular esse cara em relação ao banco de dados e pronto. ( se tiver faltando algum lance esqueci )

Como também se eu quizer aplicar todos os patterns do planeta eu posso fazer.

permitam-me dar um exemplo...

www.setur.ce.gov.br - usando oracle portals em algumas partes, oracle application server 10 g (oc4j), hibernate, oracle 10g , struts

1) fala sério, quando você tem que desenvolver pra um banco que sempre será aquele banco! na minha opinião Não precisa de hibernate e nenhum outro framework de persistência "multi-banco" sacaram ?

2) pra que essa parafernalha toda pra 1 portal ? será que 1 bilhão de clientes vão acessar concorrentemente por 3 horas sem parar ? será que com tudo isso ai não vai ficar é mais lento não ?? mesmo rodando num servidor IBM ?

3)O site do tribunal de contas do estado do ceará (www.tce.ce.gov.br) ta rodando num desktop comum, com slackware , mysql, tomcat e mentawai. 512 mega de ram até hoje não usou 1 mega de swap , ta rodando o gerenciador de conteúdo, o site, e um sistema (SCC) feito por terceiros usando struts que estou migrando pro mentawai.

Claro que não devemos fazer gambiarra, mas não precisa matar mosca com bomba atômica.

É que to meio revoltado mesmo tem coisa que eu não entendo acho até que tudo do governo deveria ser opensource acho muito errado terem que usar oracle , microsoft essas coisas com a grana do povo brasileiro saca.

É a minha opinião.

A propósito, se você quiser eu te mando uma aplicação toda comentada no final de semana, comentada linha a linha. manda um email que eu te mando uma aplicacao pra tu ir dando uma sacada. Só não vai ter hibernate porque acho hipocresia aprender sql e depois passar a vida fazendo mapeamento em xml. prefiro fazer tunning no banco e no sql e deixar as aplicacoes mais rapidas possiveis.

heliofrota(ARROBA)yahoo.com.br

falow

Atenciosamente,
Hélio Frota

Helio Frota
10+ Java Programmer
heliofrota.com

Member
Mentawai Developer
allisson

Opa, se você puder enviar será de grande ajuda

allissonazevedo arroba yahoo.com.br
saoj

Boa Hélio... vc pensa exatamenteo como eu.

85% não precisam de porcaria nenhuma...

eu já trabalhei em projetos bastante grandes e nunca precisei dessas paradas...

fiz (junto com outras pessoas) o ParPerfeito e o Gazzag, sites com milhares de acessos por minuto, e nunca usamos essas porcarias.

agora estou trabalhando no mercado financeiro e o sistema aqui trata mais de um milhão de mensagens por dia...

application server, jms, pra que isso !!!???

tá certo que os caras que fizeram o sistema aqui são gurús, mas numa escala menor é isso que acontece com os aplicativos web...

Spring ???? Struts ???? Só se for simples...

Compare em termos de simplicidade o Mentawai com os outros frameworks e escolha o mais simples/produtivo... e por favor avise pra gente se tiver algo no Mentawai que não é mais simples que nos outros...

Sergio Oliveira

Lobo

[Avatar]

Ainda bem que você pensa assim cara. mais um motivo pra continuar usando o menta pq o cara que inventou tem a mente aberta.

cara fiz mais da metade desse portal de turismo e do gerenciador de conteudo do mesmo, consegui instalar a solução "oracle portals" numa unica máquina com 1.5 gb de ram fiz isso em uma semana a documentação oficial da oracle diz que voce precisa de 3 servers 1 para o portal outro pro que eles chamam de infra-estrutura e outro pro banco. é so ler a documentação quem estiver curioso.

Na minha opiniao é uma bomba ok.

cara li o conteudo do wicket e o Rife, rapaz o não vi nada de simplicidade ali o mentawai da de 10.

Pros amantes desses dois fraggs citados eu aprendo esses dois frameworks so pra fazer uma app usando eles dois e o mentawai e ver qual dos 3 frameworks é "o maioral" .

Não garanto o tempo de aprendizado desses dois.

Tempo ? não tenho meu chapa, to responsavel por 8 sistemas 2 que considero criticos um de acompanhamento de processos do tribunal e outro de contratos e convenios sacou (analise, desenvolvimento, banco, layout, cigarros etc. em tudos sem falar da configuração dos DESKTOPSERVER com slackware hahhuahuauh)

Isso prova que não precisa muita palhaçada pra colocar uma aplicação pra rodar sem dar pau.

Não é a toa que uso esse avatar ai do lado !! Gizz de Feetal

Ae allisson ta afim de um "gerenciadorzinho de conteudo de site" ? usando mentawai ? Não é o do site do tribunal claro.
Nesse fim de semana vou criar umas seções tipo apresentacao, enquete, e noticia, coisa que todo site comum tem, ai te mando e tu faz o resto se quizer. Mas cara vou fazer sem css vai ser todo "cru" vou focar no lance do mentawai e esquecer de layout até pq odeio fazer layout beleza cara.
a única imagem que vou colocar vai ser o "pôuvered bai menta" .
se não der pra eu mantar cara deve ser porque estou muito ocupado mas eu vou mandar essa parada ok.
flw

Atenciosamente,
Hélio Frota

Helio Frota
10+ Java Programmer
heliofrota.com

Member
Mentawai Developer
allisson

Beleza cara, pode enviar.

Agora eu acho que deveria ser disponibilizado como mais um aplicativo demo no site do mentawai também né, assim todo mundo vai ter oportunidade de ver o menta em outro tipo de aplicação
alexandre

Lobo wrote:

Só não vai ter hibernate porque acho hipocresia aprender sql e depois passar a vida fazendo mapeamento em xml. prefiro fazer tunning no banco e no sql e deixar as aplicacoes mais rapidas possiveis.

Concordo com você Helio, porém eu acho interessante o hibernate para CRUD pois acho muito chato fazer um monte de sets e depois um monte de gets.

Depois os Selects mais apurados podemos fazer na mão.

Isso é minha opinião, embora não utilize hibernate ainda, mas estou pensando em usar ele pra esse proposito.

saoj

Eu ainda não tenho uma opinião definida sobre isso.

Acho o Hibernate muito poderoso, mas sua curva de aprendizado é bastante chata. Não é algo que vc domina rapidamente.

Para CRUD simples sou a favor de um framework como ActiveRecord ou DBBean. Na verdade não é nem um framework, mas uma classe helper que constroi o sql automaticamente para CRUDs. Para o resto continuo usando JDBC + DAO mesmo.

Sergio Oliveira

alexandre

saoj wrote:
Eu ainda não tenho uma opinião definida sobre isso.

Acho o Hibernate muito poderoso, mas sua curva de aprendizado é bastante chata. Não é algo que vc domina rapidamente.

Para CRUD simples sou a favor de um framework como ActiveRecord ou DBBean. Na verdade não é nem um framework, mas uma classe helper que constroi o sql automaticamente para CRUDs. Para o resto continuo usando JDBC + DAO mesmo.

Opa bacana mesmo tem exemplo disso ai ?
Ou URL ? no google ta dificil achar

Forum Index -> Comentários Gerais Go to Page: 1, 2 Next 
Go to: