[Logo] Mentawai Forum - Mentawai Web Framework
  [Search] Search   [Recent Topics] Recent Topics   [Members]  Member Listing   [Groups] Back to home page 
[Register] Register / 
[Login] Login 

Forum Read-Only! Check the new site and forum here!

O que as pessoas tem falado do Mentawai !?  XML
Forum Index -> Comentários Gerais Go to Page: Previous  1, 2, 3, 4 Next 
Author Message
saoj

Márcio Alves Barroso wrote:

Depois de muito tempo ouvindo falar e somente lendo alguns tópicos aqui a respeito do mentawai, aproveitei as férias da faculdade para dar uma estudada. Coisa de Geek.

Na verdade, parei nestas férias para me atualizar. Estou estudando o RubyOnRails, Struts2 e Mentawai, além do JBoss Seam que esta na fila.

Mas me surpreendí muito com o que ví no Mentawai ... realmente é mto bom.

Estou já desenvolvendo alguns cruds para teste, pois preciso definir uma arquitetura para um projeto que iniciarei este ano, mas já digo que o Mentawai é um forte candidato.

Gostaria de dar os parabéns a toda a equipe de desenvolvedores e idealizadores do Mentawai. Estou me cadastrando no fórum e espero poder contribuir com as próximas versões.

Sergio Oliveira

saoj

Jean Jorge Michel wrote:

Em 4 minutos (na verdade 3 e alguns segundos) eu tinha feito a primeira tela da minha aplicação seguindo a documentação no site do framework.

Toda a configuração da aplicação é feita em uma classe, ou seja, é em Java! Não tem como o cara colocar um caractere inválido, esquecer de fechar uma tag ou fazer qualquer barbeiragem neste arquivo pois o mesmo é compilado. Ótimo, gostei muito disso.

Comentário completo no blog:

http://jeanjmichel.blogspot.com/2007/11/framework-mentawai-desenvolvimento-java.html

Sergio Oliveira

saoj

Erko Bridee wrote:

frameworks que uso/usei em algum projeto/teste:

1 - JSF, implementação da SUN e da Apache( MyFaces )
2 - SpringMVC
3 - Struts 1
4 - Webwork
5 - Struts 2
6 - Mentawai
7 - VRaptor

---

1 - sinceramente não gostei do JSF e ainda não gosto dele, a menos quando utilizei com alguma ferramenta RAD para o JSF em si que me cuidou da parte de configurações ( as configurações necessárias para usar o JSF é o que não me agrada, muito tempo perdido ) { ainda o considero utópico, se fosse metade do que prega, seria o melhor... }

2 - outro framework que não gostei nenhum pouco... parece um Struts 1 um pouco mais evoluido, porém chato e pouco produtivo( deixando claro que essa é minha opinião sobre o Spring modulo MVC )

3 - Struts 1, outro framework que você passa mais tempo perdendo tempo com configurações do que programando a camada de negócio da tua aplicação, qualquer manutenção, ou expansão da aplicação é torturante, a estrutura das classes actiom, mapeamento e a obrigatoriedade do FormBean, consomem muito tempo tonando pouco produtivo ao meu ver

4 - Webwork, um framework que esse sim gostei de utilizar e o considerei muito produtivo comparado com os anteriores e sem a dor de cabeça dos formbean do struts 1, framework muito inteligente

5 - Struts 2, usei/uso atualmente, framework um dos que mais gosto, a parte do nucleo dele é o Webwork, muito produtivo, muito facil de usar, configuração minima ou 0, como queira ( você tem opção de escolher ), implementa todas as vantagens do webwork e mais novidades interessantes =]

6 - Mentawai, framework que é um dos outros que gosto muito, muito produtivo, configuração via codigo java, com isso programando no Eclipse da vida você configura como programa java, digita parte incial do que quer, Ctrl + espaço ( auto complete ), rápido, agil, com ótimas características e funcionalidades prontas para uso em conjunto do framework { Framework Brasileiro }

7 - VRaptor, esse framework achei muito bom até eu começar a me encrencar com a caracteristica dele ser baseado em CoC ( configuração sobre configuração ) isso é algo bom se tu for fazer nos moldes que ele te proporciona, mas caso queira você mesmo fazer e controlar a saida das action como queira, ae volte aos arquivos de configuração ( o estilo de configurar não me agradou muito ) { Framework Brasileiro }

Fonte: http://erkobridee.com/2007/06/27/frameworks-mvc/

Sergio Oliveira

trgpwild

Estou escrevendo de Santos-SP.
Há muito tempo, venho procurando um framework como o mentawai. Realmente dava preferência para coisas feitas por brasucas, já havia encontrado a vraptor que também é muito boa e procurava, assim como eu, livrar-se de ficheiros xml para configurar aplicações web (xml foi concebido para padronizar transferência de informações).
O que eu havia percebido, porém, na vraptor era que para projetos muito grandes e complexos poderia tornar-se um pesadelo tanta configuração espalhada, ainda assim com uso de CoC.
Eu procurava algo com flexibilidade em suas configurações, que me desse mais opções. Falando assim, parece que eu estou descrevendo o Mentawai(rss).
O mais incrível, é que em uma semana, no máximo, construí uma aplicação pequena usando recursos complexos com muita facilidade, que provavelmente com outra framework, somente para aprender a manipular suas classes e heranças levaria no mínimo um mês.
Os pré-requisitos para pegar o Mentawai e já sair desenvolvendo com ele sem problemas, é ter conhecimento da tecnologia java e boas noções de POO, até mesmo Design Patterns você aprende com ele, pois é muito intuitivo.
Bom, é melhor parar por aqui, senão vai ficar muito extenso..hehe.
MENTAWAI RULES...
saoj

Daniel Bussade de Almeida wrote:

Olá Sérgio me chamo Daniel Bussade sou de Itaperuna-RJ, faço parte do GUJ, e há mais ou menos 2 meses comecei a usar o Mentawai. Estou lhe enviando o e-mail para parabenizar você e a toda equipe do Mentawai, por fazer o mentawai o melhor framework web existente atualmente no mercado. Trabalho com java há apenas 8 meses, mas olhando o código fonte do Mentawai percebi a alta coesão e o baixo acoplamente que vocês conseguiram dar ao modelo!

Realmente vocês estão de parabéns kra, a propósito a versão 1.1.2, esta excelente principalmente a tag <mtw:form>, e <mtw:submit>.

Sergio Oliveira

Lobo

[Avatar]

http://www.hiperlocal.com.br/CadastroUsuario.mtw

Olá, meu nome é Gilberto, trabalho com TI há 25 anos e tenho o
jornalismo e a pesquisa com a internet como hobby.

Tenho há tempos uma idéia de democratizar a informação e fortalecer as
culturas e expressões locais usando a tecnologia da informação e a
internet como base.

Então desenvolvi o Hiperlocal.

www.hiperlocal.com.br

Um site que tem a missão de agrupar todos os eventos, feiras,
congressos, workshops, treinamentos, shows, peças de teatro,
exposiçoes, reuniões sem perder o enfoque local, regional e específico
de cada grupo. O Hiperlocal ainda permite a colaboração entre os
participantes de forma a enriquecer mais ainda o evento.

Agora faltava apenas os "loucos" que iriam entrar comigo nessa viagem.
Foi quando encontrei a a Digital Dream que topou o desafio e tocou o
desenvolvimento para mim.

Dessa forma, o Hiperlocal nasceu democrático e powered by Mentawai

Com a palavra, os desenvolvedores.

1) Por que vocês escolheram o Mentawai?

Não é à toa que a palavra "objetividade" sempre vem à mente quando
pensamos sobre o Mentawai. Esta característica é marcante na equipe de
desenvolvimento, que utiliza a criatividade focada na produtividade do
programador. Através do Framework, é possível seguir rigorosamente os
padrões de projeto estabelecidos sem desvirtuar a tarefa básica do
programador Web, que é prover acessibilidade, eficiência e agilidade
ao usuário de seu sistema. Ao enraizar o conceito de
Model-View-Controller, e tornar as ferramentas do Mentawai mais
familiares, conseguimos aumentar a produtividade e manter a
organização do projeto.

Além de tudo a comunidade do Mentawai se mostra regularmente
solidária, ajudando dentro de suas possibilidades a destrinchar
problemas e dúvidas que venham a acontecer durante o processo de
desenvolvimento. E é sempre bom prestigiar produção 100% brasileira!

2) Como o Mentawai ajudou vocês no desenvolvimento e que vantagens
vocês viram na ferramenta?

Inicialmente, e mais importante, a configuração programática. A
configuração através da linguagem Java, com suporte de IDE's avançadas
para debug é muito mais atraente do que a edição de arquivos XML. O
desenvolvimento é mais simples e nos vemos mais preocupados em
configurar de maneira correta do que em encontrar possíveis falhas.
Além disso, temos as dezenas de funcionalidades providas pelo Mentawai
para a solução de problemas recorrentes no desenvolvimento de
aplicações web com autenticação, autorização, validação, as dyntags e
tags de html especiais, suporte a Ajax, Hibernate, etc.

A grande variedade de filtros e a flexibilidade no desenvolvimento de
seus próprios também surge como um rico complemento à utilização de
Actions. O controle da aplicação se torna modularizado e de depuração
mais objetiva, tornando um pouco mais simples a busca e correção de
bugs.

4) Mais sobre o Mentawai

Sabemos que o Mentawai é hoje utilizado por diversas empresas no
Brasil e no exterior e possui uma comunidade que contribui ativamente
para o crescimento do framework principalmente através do fórum, que
já passa das 13 mil mensagens. Existem muitas funcionalidades ainda
não exploradas pela nossa equipe e esperamos cada vez mais aliar a
simplicidadede, abstração e configuração programática do Mentawai às
nossas necessidades, contribuindo sempre que possível, e da melhor
maneira, para o crescimento da comunidade Mentawai.

www.ddms.com.br

Atenciosamente,
Hélio Frota

Helio Frota
10+ Java Programmer
heliofrota.com

Member
Mentawai Developer
saoj

Colegas,

Venho publicamente agradecer a todos os colegas, em especial ao robertwgil pela enorme força que têm me dado no aprendizado de tópicos que sem a preciosa ajuda de vcs nem imagino como seria.

Sinceramente eu acho que somos seres privilegiados, pois em um mundo de tanta concorrência em todas as áreas existem seres que se predispõem a ajudar pelo simples prazer de passar adiante informações preciosas que certamente custaram-lhes tempo para assimilar.

Na correria do dia-a-dia muitas vezes nos esquecemos de agradecer pelo apoio recebido, mas resta-nos a esperança em um mundo muito melhor quando todos nos conscientizarmos do bem que recebemos e passarmos isso ao maior número possível de pessoas.

Parabéns a atuante equipe do menta!!

José Marques

Sergio Oliveira

saoj

Gosto muito da produtividade do mentawai, principalmente pela sua
simplicidade e o NÃO uso de xmls para sua configuração. E quando digo
simplicidade, não quero dizer em limitado.

A minha equipe, que muitos vieram do PHP, em algumas semanas já estavam
desenvolvendo bem rápido no mentawai.

Não conheço jcompany, por isso não voto a favor de nenhum, mas deixo
minha (boa) impressão a favor do mentawai.

--
André Penteado
Analista Desenvolvedor JEE

Sergio Oliveira

saoj

Kabrob wrote:

I think I'm falling in love...

I just made a jsp page with no html markup in it, and Mentawai happily returned what I wrote - and nothing more. That means a jsp file can be used to return any kind of xml, scripts or html fragments. I doesn't get any simpler than that.

(...)

I wasn't thinking of placing java code in scriptlets. I'm working as a web gui developer with some experience with java frameworks. So I'm more interested in what I can do with technology rather than the technology itself. That's also the reason for my enthusiastic response to Mentawai's simple approach.

(...)

And if you wondered - I think my only true love is Mentawai!

Sergio Oliveira

raphael

Passei pelo Struts e Stripes ambos são bons frameworks, mas nenhum possui a simplicidade e leveza do mentawai, atualmente o uso para todos os meus projetos baseados em web.
[WWW]
saoj

Rogérgio Gomes do www.icorrida.com.br

Estamos desenvolvendo um grande portal de simulação de
equipes de corrida, totalemente baseado em Java e utilizando Flash em
algumas animações (como a corrida em si). Para toda a parte administrativa
resolvemos usar o Mentawai pela velocidade que conseguimos utilizando-o em
nossos desenvolvimentos.

Nosso lançamento deverá ocorrem em Janeiro de 2009 e estará
utilizando o Mentawai desde a primeira versão. A primeira release beta iria
ser utilizando Struts 2, mas logo descartamos quando vimos o potencial do
Mentawai em termos de velocidade da implementação.

Abraços e parabéns pela iniciativa.

Rogério Gomes

Equipe de Desenvolvimento iCorrida

Sergio Oliveira

saoj

Rodrigo Rodriguez wrote:

Oi Sérgio!
Tudo bem?

Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo Mentawai, pra mim é a melhor solução já pensada quando se fala em frameworks MVC.
Coordeno a equipe de TI da Escola do Futuro da USP (Universidade de São Paulo), aonde realizamos projetos de CVAP (comunidades virtuais de aprendizagem e prática), educação à distância etc.

Adorei o Mentawai desde a primeira vez que li sobre, gostei tanto da idéia que quis iniciar já com um projeto de médio porte, o qual tinhamos pouquíssimo prazo para entregá-lo.

O resultado não podia ter sido melhor, toda a equipe se familiarizou com o framework em menos de 2 dias!

O projeto foi inteiramente concebido com Mentawai, desde então é o que usamos para desenvolver todos os projetos!

São fascinantes a velocidade, escalabilidade e a forma inteligênte em que se pode construir qualquer aplicação web.

Gostaria de me oferecer para ajudar na tradução do 'Mentawai In Action' para o português, gostaria de poder colaborar de alguma forma,
o meu e-mail para contato é: xxxxx

Acho que é isso, parabéns mais uma vez!

Um grande abraço!
Rodrigo A. Rodriguez

Sergio Oliveira

saoj

Davi Cavassana Costa wrote:

Olá. Trabalho no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Começamos a utilização do Mentawai no desenvolvimento de aplicações Java para Web em virtude principalmente de todas as vantagens de facilidade de uso, entendimento e manutenção que o framework proporciona, além de tantas outras. Os resultados com sua utilização em um primeiro sistema, de geração de um Diário de Justiça Eletrônico foram altamente satisfatórios, os sistemas ficaram prontos muito mais rápido do que a utilização de outro framework equivalente, e isso fez aumentar a confiança da direção em cima da plataforma Java e do próprio framework, quebrando os mitos de "java é lento" ou "java demora pra ficar pronto". Após isso, foi desenvolvido outro sistema, de emissão de registros civis (nascimento, óbito, casamento) e ambos estão em plena utilização.

Com relação à equipe, no início era apenas um desenvolvedor que conhecia e utilizava. Depois mais um desenvolvedor começou a estudar e utilizar, e em seguida mais três, totalizando 5. Com a confiança e o sucesso no desenvolvimento, foi realizado um treinamento interno sobre o framework para o restante da equipe, baseado nos conhecimentos e na documentação do site, a fim de nivelar o conhecimento.

Mais uma vez, parabéns aos criadores e colaboradores desse excelente framework, que tem se adequado perfeitamente aos nossos problemas de desenvolvimento Web.

Sergio Oliveira

andre.penteado

Trabalho como analista de informática na UNESP/FC de Bauru e desde 2006 utilizo o Mentawai em todos os projetos.

Hoje mais de 10 mil usuários utilizam sistemas feitos com mentawai. Sistemas da área acadêmica e administrativa, para alunos, professores e funcionários.

Nossa equipe de desenvolvimento, a maioria veio do PHP, com vários estagiários sem experiência. Todos tiveram alto grau de produtividade em pouco tempo de desenvolvimento.

Resumindo, sucesso total!
saoj

Kaitsu wrote:

Absolutely amazing work! Finally a Java Web Framework, which is a joy to learn, because it is simple! I've been laughing to "Rube Goldberg Machine" and other comments about JavaEE / EJB / RocketScience! So true, keep it simple. This is it, finally the search for framework is over. I just happened to click a link to mentawai.org when reading a 'spring sucks' article. It was a good click.

Sergio Oliveira

Forum Index -> Comentários Gerais Go to Page: Previous  1, 2, 3, 4 Next 
Go to: