[Logo] Mentawai Forum - Mentawai Web Framework
  [Search] Search   [Recent Topics] Recent Topics   [Members]  Member Listing   [Groups] Back to home page 
[Register] Register / 
[Login] Login 

Forum Read-Only! Check the new site and forum here!

Uso do mentawai em aplicação web para cluster linux  XML
Forum Index -> Comentários Gerais
Author Message
flaviomreis

[Avatar]

Boa tarde a todos!

A convite do saoj, vou tentar contar uma pequena historinha. Antes é necessário saberem que não sou um desenvolvedor java experiente, posso dizer com certeza que conheço mais de linux do que de java e isto que não entendo tanto assim de linux.

Acabei de terminar meu trabalho de conclusão de curso para bacharelado em sistemas de informação da Ulbra, em Torres, RS. Os objetivos do trabalho foram a construção de um cluster para alta disponibilidade e balanceamento de carga utilizando software livre, por isto, utilizei Linux, DRBD, Heartbeat, LVS e Keepalived.

Para simular um ambiente real, resolvi desenvolver uma aplicação web que fizesse gravações e consulta em uma base de dados postgresql. Portanto, utilizei o container tomcat 5.5.16, o postgresql 7.4 e o mentawai 1.3. Acho que sou meio preguiçoso por natureza, ou então tento acompanhar a crista da onda mesmo sem ter gabarito pra isto, por isto resolvi trabalhar com a base de dados utilizando mapeamento objeto-relacional com hibernate 3.1.

Todo o meu diagrama de classes de negócio se resume a Compra, ItemCompra, Fornecedor, Produto, Grupo, com alguns poucos atributos básicos. Toda a aplicação web é composta por três actions, uma que realiza uma compra completa (que é obter a identificação de um fornecedor envia pela URL, por GET, instanciar uma compra e depois selecionar aleatoriamente 10 produtos e instanciar um item de compra para cada produto), uma outra que instancia uma compra relacionada a uma identificação de fornecedor também recebida pela URL e uma terceira ação que faz uma consulta em um dos 10 mil produtos da base.