[Logo] Mentawai Forum - Mentawai Web Framework
  [Search] Search   [Recent Topics] Recent Topics   [Members]  Member Listing   [Groups] Back to home page 
[Register] Register / 
[Login] Login 
Messages posted by: Lobo  XML
Profile for Lobo -> Messages posted by Lobo [834] Go to Page: Previous  1, 2, 3 ... 53 , 54, 55, 56 Next 
Author Message
se for em windows é so isso mesmo mas no linux portas abaixo de 1024 já são reservadas, para usar no linux você pode ativar uma regrinha no iptables
para redirecionar quem vier da 8080 para 80 caso não queira fazer sinergia do apache com tomcat.

Atenciosamente,
Hélio Frota
huauhhauhuahuh, daqui a pouco a gente cria uma distro so pra fazer reload no tomcat !

Se a conversa fosse de slackware confesso que iria me empolgar mais ainda.

Valeu

Beleza cara, agora acho meio estranho um endereço de memória afetar na JVM, até porque ela aloca etc. etc. etc. até onde eu sei conseguiram apenas alterar valores de ponto flutuante superaquecendo a memória intencionalmente O_0 .

Mas tudo bem se deu certo é comemorar e bola pra frente :]

Saquei o que você tá querendo :], pro meu caso do pensando em criar um shell script pra pingar o banco, agendado no cron, quando o ping não responder dispara o ./shutdown.sh e depois o ./startup.sh do tomcat.

Eu to pensando em fazer isso pro meu caso, nunca tentei mas to pensando em implementar, não sei se o tem como configurar o tomcat pra saber quando ele perde a conexão com o banco e fazer reload automático. E nem sei se vai funcionar esse pooling nesse script mas vou tentar.

Atenciosamente,
Hélio Frota
Caro Flávio,

Não entendi o que você quiz dizer com "aplicação rodando em outra máquina" você colocou o banco de dados em duas máquinas e tomcat em duas máquinas ? cada uma referenciando a localhost para o banco ?

Mais uma coisa, que tipo de configuração de conexão de banco de dados você esta usando ? DataSources do tomcat ? ou abrindo conexão direto no código a partir de classe utilitária ? hibernate.properties ? hibernate.cfg.xml ?

Poderia apagar todos os logs do tomcat e tentar forçar esse erro, depois mandar um trecho dos arquivos de log catalina.out e localhost.2006-05-??.log ?

Uso mentawai no slackware e mandriva , bem como tomcats 5.5.16, 5.5.12, 5.5.17, oracle e mysql, nunca vi esse erro. Mas ocorre do oracle cair(na máquina de desenvolvimento) ai reinicio o tomcat DEPOIS de reiniciar o oracle. (estou usando datasource no tomcat)

Atenciosamente,
Hélio Frota

Caros,

Estou começando a achar que foi um erro ter postado no fórum sobre fornecer um exemplo simples para o nosso amigo allisson que afirma ter conhecimentos básicos em java e havia programado em php etc...

Conhecimento do básico eu tenho sim, programei algumas coisas em php e também estou me interessando por ruby on rails e django (python).

O problema basicamente é que em java é um mundo novo pra mim, mas vou seguir seu conselho e começar a estudar DAO + IoC e meter a mão na massa 

Fiz isso para ajudá-lo apenas, pegar um exemplo que estou usando tirar o máximo de coisa possível , fazer basicamente um sisteminha apenas com actions, digamos assim, para que ele pudesse alavancar no aprendizado.

Só que estou recebendo inúmeros e-mails de pessoas querendo esse exemplo, mas o pessoal tem que entender que o intuito era era de uma aplicação praticamente sem patterns como façade, singleton, sem técnicas de IOC etc etc etc. para que o nosso amigo allisson acelerasse mais ainda o processo de aprendizado.

Sendo assim gostaria de deixar minhas desculpas por ter postado sobre o exemplo "ultra-básico" ao allisson e dizer aos demais que estou sem tempo para fazer um exemplo comentado linha a linha com todos os patterns e técnicas. Por incrivel que pareça teve gente que mandou e-mail me pedindo um sistema com EJB , outro com AOP, um com dúvidas de JBOSS ...

Gostaria muito de poder ajudar essas pessoas mas não tenho tempo, tive problemas com prazo estourado, estou resposável por 8 projetos, ainda não enviei ao allisson o exemplo básico e se eu não fizer isso como havia prometido a ele vou entrar em contradição comigo mesmo (motivo prazo).

Aos demais já experientes em java e ao Sérgio, minhas desculpas por usar esse tópico como esclarecimento.

Atenciosamente,
Hélio Frota
Essa classe util você mesmo cria entende,

na revista javaMagazine o Rafael Alcemar dá uma boa contribuição

http://www.javamagazine.com.br/edicoes/jm29/index.jsp
"O Jakarta Commons DButils reduz drasticamente o código
em DAOs e outras classes de acesso a dados"

Ele mostra exemplo apenas de objter lista e obter objeto
mas a api é bem facil , você logo implementa um update um remove e um add

http://jakarta.apache.org/commons/dbutils/

Atenciosamente,
Hélio Frota
qual a versão do tomcat e qual a versão do mentawai ?

to usando inputDate do mentawai 1.2.1 em tomcats : 5.5.12 , 5.5.15

não da nenhum erro aqui.

Atenciosamente,
Hélio Frota

Dureza... Por isso sugeri propagar Exception! Acho que o programador tem que ter a consciencia disso... Em troca, eu ganhei minha liberdade!  

Concordo também.

Atenciosamente,
Hélio Frota
Gostei da idéia também. Até para desenvolvedores que não tem muito tempo disponível para participar diretamente na equipe do mentawai ,mas que desenvolveram soluções para seus projetos particulares poderiam contribuir de alguma forma.

Atenciosamente,
Hélio Frota
to usando apache dbutils me ajuda muito e até agora não tive problemas.
trabalho com oracle e mysql.

tem exemplo usando obj.getAtributo() junto com sql ou usando new Object[]

sqlUtil voce cria uma vez lendo os exemplos do dbutils.
Se quizer reaproveitar código usa interface ou alguma outra coisa
esse ai é so um exemplo.

ObjetoBD ou ObjetoDao tanto faz
cria os metodos na interface e faz o polimorfismo pra persistir as coisas.

Tive oportunidade de efetuar teste de performance de select/insert de 1 milhão de registros num servidor antigo pII 350mhz 256mb modelo gatewai 2000 hd scsi sem o raid com slackware e mysql.

Demorou uma meia hora.

imagine o teste num ibm com processador acima de 3ghz 1 gb de memoria placa de rede gigabit etc etc etc... e oracle com sga acima de 600mb (memoria alocada so pro oracle digamos assim).

Uso o seguinte pensamento " se a tecnologia me ajuda eu uso. Não uso só porque os outros usam". A não ser claro se o chefe mandar ou cliente exigir ai é outra coisa.

Code:
 public class EnqueteBD {

public static List getAll() {
 		List lista = null;
 		try {
                         //Pode usar select * mas a query fica mais lenta 
                        //trabalho com base de dados grande algumas tables 
                        //com quase 1 milhão de registros não é o caso da
                       //enquete claro.
 			lista = SqlUtil.getList("select id, texto from enquete where id <> 0",
 					Enquete.class, null);
 		} catch (Exception e) {
 		}
 		return lista;
 	}

public static Enquete getObj(Enquete obj) {
 		try {
 			obj = (Enquete) SqlUtil.getObject(
 					"select id, texto from enquete where id = ?", Enquete.class,
 					new Object[] { new Integer(obj.getId()) });
 		} catch (Exception e) {
 		}
 		return obj;
 	}

public static void add(Enquete obj) {
 		try {
 			SqlUtil.update(
 					"insert into enquete (texto) values('" + obj.getTexto() + "')");
 		} catch (Exception e) {
 			System.out.println(e.getMessage());
 		}
 	}

public static void del(Enquete obj) {
 		try {
 			SqlUtil.update("delete from enquete where id = ?",
 					new Object[] { obj.getId() });
 		} catch (Exception e) {
 		}
 	}

public static void update(Enquete obj) {
 		try {
 			SqlUtil.update("update Enquete set texto = ? where id = ?",
 					new Object[] { obj.getTexto(), obj.getId() });
 		} catch (Exception e) {
 		}
 	}

}

Ainda bem que você pensa assim cara. mais um motivo pra continuar usando o menta pq o cara que inventou tem a mente aberta.

cara fiz mais da metade desse portal de turismo e do gerenciador de conteudo do mesmo, consegui instalar a solução "oracle portals" numa unica máquina com 1.5 gb de ram fiz isso em uma semana a documentação oficial da oracle diz que voce precisa de 3 servers 1 para o portal outro pro que eles chamam de infra-estrutura e outro pro banco. é so ler a documentação quem estiver curioso.

Na minha opiniao é uma bomba ok.

cara li o conteudo do wicket e o Rife, rapaz o não vi nada de simplicidade ali o mentawai da de 10.

Pros amantes desses dois fraggs citados eu aprendo esses dois frameworks so pra fazer uma app usando eles dois e o mentawai e ver qual dos 3 frameworks é "o maioral" .

Não garanto o tempo de aprendizado desses dois.

Tempo ? não tenho meu chapa, to responsavel por 8 sistemas 2 que considero criticos um de acompanhamento de processos do tribunal e outro de contratos e convenios sacou (analise, desenvolvimento, banco, layout, cigarros etc. em tudos sem falar da configuração dos DESKTOPSERVER com slackware hahhuahuauh)

Isso prova que não precisa muita palhaçada pra colocar uma aplicação pra rodar sem dar pau.

Não é a toa que uso esse avatar ai do lado !! Gizz de Feetal

Ae allisson ta afim de um "gerenciadorzinho de conteudo de site" ? usando mentawai ? Não é o do site do tribunal claro.
Nesse fim de semana vou criar umas seções tipo apresentacao, enquete, e noticia, coisa que todo site comum tem, ai te mando e tu faz o resto se quizer. Mas cara vou fazer sem css vai ser todo "cru" vou focar no lance do mentawai e esquecer de layout até pq odeio fazer layout beleza cara.
a única imagem que vou colocar vai ser o "pôuvered bai menta" .
se não der pra eu mantar cara deve ser porque estou muito ocupado mas eu vou mandar essa parada ok.
flw
Acho que não precisa sacar de todos os patterns isso ou aquilo outro, tudo de uma vez só pra usar o mentawai não cara.

Se eu tenho um cadastro e nome e e-mail eu não preciso usar toda a filosofia do planeta pra fazer não cara, so preciso de 1 jsp 1 action colocar essa action no ApplicationManager, crio uma classe com atributo nome e email, construtor, gets e sets, uma classe pra manipular esse cara em relação ao banco de dados e pronto. ( se tiver faltando algum lance esqueci )

Como também se eu quizer aplicar todos os patterns do planeta eu posso fazer.

permitam-me dar um exemplo...

www.setur.ce.gov.br - usando oracle portals em algumas partes, oracle application server 10 g (oc4j), hibernate, oracle 10g , struts

1) fala sério, quando você tem que desenvolver pra um banco que sempre será aquele banco! na minha opinião Não precisa de hibernate e nenhum outro framework de persistência "multi-banco" sacaram ?

2) pra que essa parafernalha toda pra 1 portal ? será que 1 bilhão de clientes vão acessar concorrentemente por 3 horas sem parar ? será que com tudo isso ai não vai ficar é mais lento não ?? mesmo rodando num servidor IBM ?

3)O site do tribunal de contas do estado do ceará (www.tce.ce.gov.br) ta rodando num desktop comum, com slackware , mysql, tomcat e mentawai. 512 mega de ram até hoje não usou 1 mega de swap , ta rodando o gerenciador de conteúdo, o site, e um sistema (SCC) feito por terceiros usando struts que estou migrando pro mentawai.

Claro que não devemos fazer gambiarra, mas não precisa matar mosca com bomba atômica.

É que to meio revoltado mesmo tem coisa que eu não entendo acho até que tudo do governo deveria ser opensource acho muito errado terem que usar oracle , microsoft essas coisas com a grana do povo brasileiro saca.

É a minha opinião.

A propósito, se você quiser eu te mando uma aplicação toda comentada no final de semana, comentada linha a linha. manda um email que eu te mando uma aplicacao pra tu ir dando uma sacada. Só não vai ter hibernate porque acho hipocresia aprender sql e depois passar a vida fazendo mapeamento em xml. prefiro fazer tunning no banco e no sql e deixar as aplicacoes mais rapidas possiveis.

heliofrota(ARROBA)yahoo.com.br

falow
control + space no lomboz mostra tudo que mtw tem coloca o cursor dentro
da tag e control + space

http://www.objectlearn.com/index.jsp

acho que o eclipse wtp tem também o lomboz é feito baseado nele

http://download.eclipse.org/webtools/downloads/drops/R-1.0.2RC3-200604191837/

Ou se tiver tempo o melhor é ler mesmo , porque a gente
aprende mais.

Atenciosamente,
Hélio Frota
Code:
 package filter;

import org.mentawai.core.Action;
 import org.mentawai.core.Filter;
 import org.mentawai.core.Input;
 import org.mentawai.core.InvocationChain;
 import org.mentawai.core.Output;

public class SubmissionFilter implements Filter{

public SubmissionFilter() {
     }

public String filter(InvocationChain chain) throws Exception {
         Action action = chain.getAction();
         Input input = action.getInput();
         Output output = action.getOutput();

String token = input.getStringValue("token");
         if (token != null){
 	      if (action.getSession().getAttribute("token") == null){
 		  action.getSession().setAttribute("token", token);
 	       }
 	       else{
 		    if (action.getSession().getAttribute("token").equals(token)){
 		        //A mensagem aqui eu deixei fixa.
                        output.setValue("erro", "....");
   		       return Action.ERROR;
 	           }
 		   else{
 		       action.getSession().setAttribute("token", token);
 		   }
 	      }
 	}

return chain.invoke();
     }

public void destroy() { }

}

-o método isTokenValid no struts tem comentado que recebe o token da sessão é so ver o código na classe TokenProcessor

-o Rifers citado em outro tópico parece usar veja o exemplo de formulário passo a passo que tem lá. Ao olhar o codigo fonte da página tem isso aqui

<input name="contid" type="hidden" value="fad5eee60ed96af2219ab6ee56e72210" />

Essa string maluca deve ser sem dúvida o id da sessão se não for é prima dela :]

no webwork tem isso escrito :
-TokenSessionStoreInterceptor, can provide much better logic for when invalid tokens are found.

-o Wicket também citado em outro tópico aqui, não encontrei exemplo rodando no site deles apenas screenshot dos exemplos :/ mas baixei o código fonte gorduroso do projeto e tem uma classe RequestCycle que não conheço mas to com suspeitas de que usa a mesma abordagem de token na sessão.

Atenciosamente,
Hélio Frota
maravilha

vou ler a api do mentawai antes de reinventar alguma coisa ou fora do padrão do framework.

Atenciosamente,
Hélio Frota

Profile for Lobo -> Messages posted by Lobo [834] Go to Page: Previous  1, 2, 3 ... 53 , 54, 55, 56 Next 
Go to: